O cantinho da má lingua para quem gosta de remo
REMOPT- O Remo e as suas histórias
Nota de Imprensa:
Decorrerá nos próximos dias 1, 2 e três de Outubro, no Novotel, em Setúbal, o 5º Congresso Nacional de Remo.
A organização cabe à Federação Portuguesa de Remo, através de uma comissão especificamente nomeada para o efeito, e conta com colaboração do Clube Naval Setubalense e o apoio do Governo Civil de Setúbal, Câmara Municipal de Setúbal e Região de Turismo da Costa Azul.
Trata-se de um evento que se realiza de quatro em quatro anos, após a realização dos Jogos Olímpicos, onde os vários actores da modalidade, ou simplesmente pessoas interessadas pela modalidade, apresentam e debatem ideias com vista ao desenvolvimento da modalidade nas suas várias vertentes.
Os temas em debate serão o Futuro do Remo no Programa Olímpico; a Implantação Social e Desportiva da Modalidade e o Desenvolvimento, Visibilidade e Novos Caminhos.
Com uma participação esperada de cerca de 130 congressistas, conta ainda, na qualidade de prelectores, com a presença do suiço Dennis Oswal, Presidente da Federação Internacional de Remo; de Axel Muller, técnico espanhol com trabalho relevante desenvolvido no segmento do remo jovem; e um representante da Federação Francesa de Remo ainda a designar. Prelectores nacionais serão o Comandante Vicente Moura, do Comité Olímpico de Portugal; o conhecido jornalista desportivo Paulo Catarro e Eduardo Pereira, do Instituto do Desporto de Portugal.
A sessão solene de abertura do congresso ocorrerá no dia 1 de Outubro, sexta-feira, contando com a presença de várias individualidades locais e nacionais, ligadas à modalidade em particular e ao desporto em geral, para além da Governadora Civil de Setúbal, Presidente da Câmara de Setúbal e Presidenta da Região de Turismo da Costa Azul.
Os trabalhos encerrarão no Domingo, dia 3, após a votação em assembleia das propostas apresentadas pelos congressistas, cuja implementação ficará a cargo dos órgãos directivos da Federação ao longo do próximo quadriénio, promovendo as alterações estatutárias e regulamentares necessárias e exercendo os actos de gestão necessários para o efeito.
A verificação da implementação por parte da Federação será efectuada pela Comissão Organizadora do Congresso, sob supervisão do Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, constituída, segundo o Regulamento do Congresso, como Comissão de Acompanhamento.
Setúbal, 27 de Setembro de 2004